sábado, 27 de agosto de 2011

LEUCEMIA 0


CRIANÇAS SABIDAS

Certo dia uma professora perguntou aos alunos se alguém sabia explicar quem é Deus. Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é nosso Pai. Ele fez a Terra e tudo o que existe nela; também nos fez filhos Dele.
A professora, querendo averiguar melhor o conhecimento dos alunos foi mais longe:
- Como vocês sabem, que Deus existe, se nunca o viram?
A classe ficou em silêncio.
Pedro, um menino muito tímido, levantou a mãozinha e respondeu:
- Minha mãe me disse que Deus é como o açúcar do meu leite, que ela prepara todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está na caneca, mas se ela não adoça o leite, ele fica sem sabor. Deus existe e está sempre no meio de nós. Só que não o vemos. Mas, se ele sair de perto, nossa vida fica sem gosto.
A professora sorriu e disse:
- Muito bem, Pedrinho! Eu lhe ensinei muitas coisas, mas agora foi você quem me ensinou: Deus é o açúcar que todos os dias adoça nossas vidas!



(Da revista Mensageiro de Santo Antônio, março de 2006 - Texto adaptado)

                                                                   DOE  MEDULA ÓSSEA  E   SALVE VIDAS!!!                                                              Leucemia
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüíneas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
Diagnóstico

As manifestações clínicas da leucemia aguda são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas da medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amígdalas, linfonodos (ínguas), pele, baço, rins, sistema nervoso central (SNC) e outros. A fadiga, palpitação e anemia aparecem pela redução da produção dos eritrócitos pela medula óssea. Infecções que podem levar ao óbito são causadas pela redução dos leucócitos normais (responsáveis pela defesa do organismo).
Verifica-se tendência a sangramentos pela diminuição na produção de plaquetas (trombocitopenia). Outras manifestações clínicas são dores nos ossos e nas articulações. Elas são causadas pela infiltração das células leucêmicas nos ossos. Dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação são causados pelo comprometimento do SNC.
Tratamento

Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. O tratamento é feito em várias fases. A primeira tem a finalidade de atingir a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade que se obtém após a poliquimioterapia. Esse resultado é conseguido entre um e dois meses após o início do tratamento quando os exames não mais evidenciam células leucêmicas. Isso ocorre quando os exames de sangue e da medula óssea e o exame físico não demonstram mais anormalidades.

 IMPORTANTE
DEPOIMENTO:Tatiana 

Tudo começou no dia 20/12/10, quando minha mãe Marlene Klock de 64 anos apresentou uma infecção no ouvido. Após este episódio ela começou a ficar muito pálida o que nos levou a procurar seu médico para pedir um exame, foi então que veio a notícia: todos os componentes do sangue estavam muito baixos, nos encaminhando para um Hematologista.

Agradeço muito a DEUS, pois consegui um atendimento rápido para minha mãe no Hospital Federal de Bonsucesso no RJ, no qual quem a atende é uma equipe maravilhosa, todos sem exceção são maravilhosos! Enfim descobrimos que ela tem Leucemia Mielóide Aguda e está no início, foi um verdadeiro choque para todos da família , mas passado este susto, nosso peito se enche de esperanças e o que é melhor, a força dela é o que mais nos deixa em pé. As vezes fico pensando, se fosse comigo acho que não reagiria assim, ela é uma super mulher, só tem nos ensinado a cada dia.

Ela irá começar com a quimioterapia, que será por 7 dias direto, 24 horas por dia, essa é a fase mais difícil, ficará internada para os efeitos colaterais por 1 mês, isso é só o início, ainda temos mais algumas para fazer depois, mas queremos viver um dia de cada vez com a certeza que DEUS preparou um final maravilhoso. Amo demais minha mãe, minha família é minha vida!

Depoimento escrito por Tatiana, postado em julho de 2011

 ========================================================================FORÇA AO NOSSO GUERREIRINHO RAFAEL !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário