O que é a Leucemia?

A Leucemia é um câncer uma doença maligna que atinge os glóbulos brancos ou seja os leucócitos e não tem causa conhecida.

Característica principal da Leucemia

O acúmulo de células na médula óssea onde são formadas as células sanguineas, ocupa a cavidade dos ossos e tem nome popular conhecido como tutano.
Na médula são encontradas células mães também chamadas de precursoras onde são originados os elementos que constitue o sangue que são os glóbulos brancos e glóbulos vermelhos, as hemácias ou eritrócitos e também as plaquetas.

Sintomas da Leucemia

Os principais sintomas são o acúmulo de células dentro da medula ósseas e com isso são impedidos a criação dos glóbulos vermelhos, que causa anemina, já o acúmulo dos glóbulos brancos são causadas infecções e com as plaquetas ocorrem hemorragias e muitas manchas roxas.
A doença Leucemia progride muito rapidamente e exige tratamento o mais rápido possível.

Tipos de Leucemia

Em crianças a mais frequentes são linfóide aguda também chamada de linfoblástica e a leucemia mielóide aguda onde são encontrados subtipos dessa última que são:
- meiloblástica, promielocítica, mielomonocítica e monocítica.

Leucemia diagnóstico

A manifestação da doença Leucemia são secundárias e o excesso de células imaturas da linhagem branca do sangue os glóbulos brancos que são também chamados de leucócitos.
A infiltração ocorre pelos tecidos do organismo que são:
- amígdalas, linfonodos (ínguas)
- baço, rins, sistema nervoso central e outros
Sintomas são fadiga, palidez e anemna que aparecem através da redução de eritrócitos através da medula óssea.
A infecções e febres são causadas pela imaturidade, redução, insuficiência dos leucócitos e pela grande quantidade reduzida do número de glanulócitos, uma das principais causas dos óbitos em crianças que tem Leucemia.
Sangramentos devido a diminuição da plaquetas que sofrem redução na produção, sequestro de plaquetas quando ocorre aumento no baço.
Dores nas articulações dos óssos são causas as infiltração leucêmica, dores de cabeça, vômitos e nauseas, desorientação e visão dupla, valores sanguíneos sofrem alterações, número de plaquetas são reduzidas do nível sanguíneo que compõe o ácido úrico.
A palidez, febre e presenças de petéquias que são as manchas avermelhadas.
Através do Hemograma pode ser diagnóstica a anemia se a contagem dos leucócitos estiverem muito baixa, elevado ou normal, mas o diagnóstico final é baseada no exame da medula óssea.

Tratamento da Leucemia

A Leucemia não causa conhecida o objetivo do tramento é as destruição de células que estão infectadas pela Leucemia.
Mesmo com tratamento não é possível destruir totalmente as células infectadas, já que nosso organismo se encarrega em destruir o restante.
Para a Leucemia não existe um tipo de medicamento que efetua a cura, se for controlando as complicações infecciosas, hemorragias, prevenindo e através do combate da doença no sistema nervoso central que são: cérebro e medula espinhal isso pode ser conseguido com a associação de medicamentos que é a poliquimioterapia.

Leucemia fases de tratamento

Na primeira fase do tratamento da Leucemia a sua finalidade é atingir a remissão completa que é um estado que aparenta normalidade, após realizada a poliquimioterapi, para que se consiga esse resultado são necessários de 1 a 2 meses e através dos exames é possível saber se ainda existem evidências da célula da Leucemia
É feito da seguinte maneira é realizado o exame da medula óssea e do sangue, no exame física não demonstra qualquer tipo de anormalidade.
Foi comprovado através de pesquisas que ainda existem muitas células leucêmicas, com isso é obrigado a continuação do tratamento para que não ocorra a recaída.
Próxima fase do tratamento da Leucemia é necessário saber o tipo de Leucemia que podem ser linfóide ou mielóide.

Tipos de Tratamento para Leucemia Mielóide e Linfóide

O tipo mielóide podem durar menos de 1 ano, agora o a linfóides o tratamento durem mais de 2 anos.

Leucemia Etapas do Tratamento

Num total de 3 Etapas que são:
- intensivo com substâncias não empregadas anteriormente, reindução que consistem na repitição de medicamentos que foram utilizados na primeira fase da indução da remissão e a última é a manutenção que é um tratamento mais pesados e que continua por vários meses.
De acordo com o estado clínico do paciente pdoerá ser necessária uma internação em curto período somente se apresentar infecção através da diminuição dos glóbulos brancos.

Leucemia Procedimentos para Tratamento – Diagnóstico

Onde é realizado o exame Mielograma tem grande importância para o diagnóstico e para que seja avaliado a resposta do tratamento, onde indica se existe ou não células leucêmicas na medula óssea – remissão completa medular.
É aplicada anestesia local e é feita a aspiração da medula óssea seguida da confecção de esfregaços em lâminas de vidro para ser analisadas em um microcópio.
Locais para aspiração: esterno que é a parte superior do peito e posterior do osso ilíaco que é a bacia, são necessários várias exames de mielogramas durante o tratamento.

Leucemia Procedimentos para Tratamento – Avaliação

É realizada a punção lombar.
A medula espinha é a parte do sistema nervoso que possui a forma de cordão e por este motivo é chamada de cordão espinhas.
A medula é totalmente forrada pelas mingues que compõe tres mebranas.
Nas miningues circulam um líquido claro o líquor.

Mas o que é a punção lombar?

É a retirada do líquor para a realização do exame onde também é feita a injeção de medicamentos que tem o objetivo de impedir o surgimento de células leucêmicas em nosso sistema nervoso, caso apareça as mesmas serão destruídas.
Como é feito o exame?
É utilizada anstesia local e poucos casos a anestesia geral que é indicadas para crianças com pouquissima idade que não cooperam com o médico.

Tratamento da Leucemia aguda

É implantado um cateter para que seja evitado a punção das veias – cateter venoso central.
O tramento da Leucemia aguda é muito demorado podendo durar até 3 anos, requer muitas transfusões, internações e ainda recomenda a implantação do cateter em um venda profunda, para que ocorra a facilidade da aplicação dos medicamentos e derivados sanguíneos, será necessária a retirada de sangue para exame e com isso punção venosa repetidas para as crianças seja menor.

Leucemia transfusões

O paciente em fase de tratamento recebe várias transfusões que contém glóbulos vermelhos e plaquetas, que foram diminuidos devido a presença da Leucemia e também pela realização da quimioterapida.                     NÃO SE ESQUEÇAM DOE SANGUE ,DOE MEDULA ÓSSEA.

BEIJO A TODOS E FIQUEM COM DEUS!!!!!!!!!!!FONTES; http://www.mensagensmagicas.com  /---http://pcsaudavel.com/saude